Empreendimento e negocio

Empreendimento e negocio

Visão global

  • Data de Lançamento: June 11, 2014
Empreendimento e negocio

Crítica escrita por:PauloRanchell

Para iniciar um empreendimento ou negocio é preciso observar alguns itens para ver a possibilidade de negocio que se quer iniciar. Algumas perguntas devem estar diante de qualquer passo. pois iniciar um negocio não é tão fácil assim.

  1. Você precisa definir que tipo de produto você vai trabalhar 
  2. Qual público alvo vai atingir 
  3. Se esse tipo de produto tem concorrentes na região em que vai abrir 

Se você tiver essas três perguntas antes de iniciar o negocio. Faça uma pesquisa na área converse com pessoas que trabalham com o mesmo produto mas nunca mostre que você conhece do produto e nem diga que local vai trabalhar.

Aqui vão algumas áreas que você poderá atuar.

Tipos de Empreendimentos :
Empresarial
Corporativo
Social
Cultural
Desenvolvimento local
Ramos de empreendimentos:
Imobiliárias (Norcom)
No ramo alimentício
Confecção de roupas
Áreas de saúde
Tecnologia
Consórcios
Material de construção
Formas de sair-se bem no seu futuro negócio:
Planejar bons negócios
Ter bons contatos
Seguir seu objetivo
Procurar conselhos de empresas de sucesso
Ter um espaço apropriado para dá início a empresa
Ser motivado
Ter bom colaboradores
Começar devagar
Curiosidades:
Algumas das empresas que obtiveram mais sucesso hoje em dia e são conhecidas pelo mundo todo são: Nokia, Toyota, Nestlé e Ford. Muitos empreendedores afirmam que o segredo do sucesso é ter em mãos um bom plano de negócios e seguí-lo com rigor, para que no futuro promissor venham tornar-se empressários de sucesso.
É importante também analisar como as outras empresas cresceram. Muitos não fazem esta análise, só reparam quando elas estão lá no topo ou são milionárias, mas na verdade desconhecem a trajetória que levou ao surgimento da empresa, pois muitos começam em uma feira livre e tornam-se donos de grandes empresas que abastecem o mundo todo, por exemplo.
O Brasil é um país que tem grandes carências tanto em moradias, alimentação e medicamentos. Além da sua carência, o Brasil tem muitas belezas e grandes empresas bem sucedidas como por exemplo super-mercados, lojas de roupas e bancos.

Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio.

Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação. 

A elaboração de um Plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos mas, principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre competitivo.

seu Plano de Negócio deve ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu negócio antes de seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e checar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócio. É justamente aí, que reside o seu valor: é muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando seu site já está no ar com o comprometimento de parcela expressiva de seus recursos.

Um modelo é exatamente isso que o seu nome diz: um “modelo”. Serve para você ter uma visão melhor do que é um Plano de Negócio e eventualmente aproveitar a estrutura ou parte dela adaptada ao “seu negócio”‘. Mas cada projeto é único, mesmo que se trate da mesma área de atuação. O fundamental aqui, mais do que a conclusão do Plano, é a pesquisa que você terá que realizar em busca das respostas às inúmeras perguntas que irão surgir e o conseqüente aprendizado resultante desse trabalho. O modelo não é uma camisa de força. Se o seu negócio apresentar peculiaridades em relação ao modelo de plano de negócio apresentado, não hesite em adaptá-lo a suas necessidades específicas.

Se você estiver pensando em lançar uma pequena empresa ponto.com, não tenha dúvidas, faça você mesmo seu Plano de Negócio. Isso vai lhe dar maior segurança na implantação e direção do projeto. Agora se estamos falando de projetos de maior porte, digamos, alguma coisa envolvendo mais de dois dígitos (em milhares) é bom procurar especialistas. Mas mesmo nesse caso, é muito importante o seu envolvimento pleno na elaboração do Plano.

Se você pretende usar o seu Plano de Negócio para levantar recursos, é ótimo que você capriche na apresentação, porém, mais importante que isso é a consistência dos dados que embasarão o seu projeto. Seja conservador em suas análises e, principalmente, em suas estimativas financeiras, pois a fase da euforia já passou. Além disso, essa é a forma correta de se planejar no mundo real dos negócios e vai dar credibilidade ao seu Plano de Negócio.

E por fim, não se assuste se mesmo tendo pesquisado e planejado exaustivamente, você tiver que alterar parcialmente seu projeto depois de lançado o negócio. Isso é absolutamente normal. Afinal de contas, se não houvesse incerteza, não haveria riscos, e se não houvesse riscos, não haveria o lucro.

Empreendimento e negocio Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/business-management/entrepreneurship/2146934-empreendimento-negocio/

Categorias: Empreendedorismo

sobre o Autor

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*