Internet sem Censura e de Graça para todo o Planeta

Internet sem Censura e de Graça para todo o Planeta
Internet sem Censura e de Graça para todo o Planeta

Resumo escrito por:marc30

Um projeto ambicioso conhecido como Outernet pretende lançar centenas de satélites em miniatura em órbita baixa da Terra até junho de 2015. Se tudo correr conforme o planejado, os norte-coreanos em breve terão uma internet grátis e sem censura, fornecida por satélites do tamanho de uma torradeira. Isso é parte de um projeto chamado Outernet, que espera lançar centenas de minúsculos satélites conhecidos como CubeSats. Quarenta por cento da população do mundo atualmente não têm acesso à web. Em pouco mais de um ano, a Outernet planeja ter uma frota de 24 satélites operacionais e testes para preparar o caminho para uma rede de abrangência global.

Os satélites não irão fornecer Internet convencional imediatamente. Eles vão ser inicialmente utilizados para a comunicação one-way fornecendo serviços como atualizações de emergência, notícias, os preços das safras e programas educacionais. Os usuários irão ajudar a determinar qual o conteúdo será oferecido. Os defensores do projeto dizem que o conhecimento é um direito humano e que pretendem fornecer o acesso, mesmo em países onde os ditadores comandam.

“Nós iremos gerar um fluxo de notícias independentes, informações e debates que as pessoas precisam para construir livre e prósperas sociedades”, disse Peter Whitehead, presidente do Media Development Investment Fund. Daqui no mínimo, cinco anos a Outernet vai poder oferecer uma Web mais interativa, o que permitirá que os usuários tenham acesso à informação e possam enviá-la, disse Syed Karim, diretor de inovação do MDIF. Karim disse, que isso seria possivel muito antes se os gigantes das telecomunicações tivessem investido em alguns satélites com mega-capacidade, como o da América do Norte ViaSat-1.
É importante saber que esta não é a internet. É uma transmissão de sentido único a partir da organização Outernet para o seu computador ou dispositivo móvel. O que você vai ver e ouvir é tudo o que eles decidirem fornecer. Que tipo de noticia irão transmitir? Essa é a parte que mais preocupa. Imagine 4 bilhões de pessoas ou mais em todo o mundo utilizando este serviço para obter informações diariamente, e toda a informação ser controlada por um pequeno número de diretores, a notícia que todos nós recebermos será filtrada e moldada pelos responsáveis da Outernet. Algo para se pensar…

Três anos e US $ 12 bilhões, é tudo o que seria necessário para fazer o trabalho, ele estimou. “Nós não temos $ 12 bilhões, por isso vamos fazer o máximo que pudermos com CubeSats e dados de transmissão”, disse Karim. Quanto vai custar? “Queremos ficar o menor possível, porque o tamanho e peso estão diretamente relacionados com os dólares”, disse Karim. “Grande parte do tamanho é ditada por exigências de energia e painéis solares necessários para satisfazer esses requisitos.” Para determinar o alcance e tamanho da sua frota global, a Outernet terá que determinar o ganho no seu sinal. Um maior ganho reduziria o alcance do satélite, mas forneceria velocidades mais rápidas. O primeiro teste da frota ajudará a determinar o equilíbrio certo. Enquanto os engenheiros da Outernet estão se prepararando para o lançamento, eles estão buscando apoio daqueles que acreditam nessa causa. Além das fontes tradicionais, como a doação de Paypal, eles também estão aceitando moedas online como bitcoin e Dogecoin. Eles também estão pedindo a NASA para deixá-los testar sua tecnologia na Estação Espacial Internacional.

Internet sem Censura e de Graça para todo o Planeta Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/news-items/2423038-internet-sem-censura-gra%C3%A7a-para/

Categorias: Tecnologia

sobre o Autor

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*