O FIO DA NAVALHA

O FIO DA NAVALHA
O FIO DA NAVALHA

Resumo escrito por:agulha

  • L arry ex.combatente na guerra de 1939, sente-se fragilizado e sem rumo interiormente. É noivo de Isabel, garota mimada e rica que está com seu tio de caráter snob e de posses. Elliot. Ao tentar encontrar-se espiritualmente, Larry não encontra o apoio necessário de Isabel que se recusa a segui-lo e parte para lugares sagrados na Índia, onde, através de contemplação e auxílio, encontra finalidade em sua existência que engloba paz, tolerância e misericórdia para como próximo.
  • Ao retornar a Paris reencontra Isabel,já casada com um antigo admirador e fica a par do que aconteceu com uma amiga em comum, Sophie que sofreu coma morte de seu filho e marido num desastre de automóvel. Fragilizada Sophie entrega-se ao vício do álcool e drogas . Ao vê-la nesse estado, Larry se compadece da amiga e com o tempo decide esposa-la. Isabel, ressentida pelo amor ainda não esquecido, oferece, num chá de pretensa amizade, bebida à amiga. Sophie não consegue conter-se e novamente entrega-se ao vício e desaparece da vida de todos. Larry descobre a imensa maldade de Isabel e parte para completar os ensinamentos sagrados,agora sem mesmo importar-se com critérios de riqueza e poder,já vistos em sua viagem ao mundo espiritual.
  • Esta obra foi filmada e teve Ann Baxter e Cliffton Web agraciados com prêmios de coadjuvantes – o autor, Somerset Maugham, é considerado um dos maiores escritores ingleses. Nota-se, sem sombra de dúvida, que seus textos,ainda que escritos na década de 30 e 40, são completamente atuais e seus personagens demonstram uma profunda intuição e conhecimento da alma humana. Portanto trata-se de obra completamente atual e, considerando-se os dias atuais, tensos e por vezes angustiantes, a obra nos faz examinar os meandros da alma humana , seus percalços e formas de egoismo e nos ajuda a repensar nosso valores humanitários.

O FIO DA NAVALHA Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/novel-novella/2426572-fio-da-navalha/

Categorias: Cidadão, Literatura

sobre o Autor

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*