O que são varizes?

O que são varizes?
Varizes – Dicas Simples de Prevenção e Tratamento

Resumo escrito por:Dragoness

“O que são varizes?
Varizes são veias que se dilataram e ficaram tortuosas. Elas podem se apresentar de diversas formas:
– muito pequenas e avermelhadas (telangiectasias)
– um pouco maiores e azuladas (médio calibre)
– nódulos que saltam o plano da pele (grosso calibre)
Normalmente, acometem mais as mulheres, devido à influência dos hormônios sexuais femininos, gravidez, e menor massa muscular que os homens. Existe também uma tendência genética determinada em algumas pessoas e são comuns os casos familiares de varizes.
Uma avaliação com seu médico é fundamental para saber em que estágio se encontram suas varizes e qual o tratamento mais adequado.

Como prevenir o surgimento das varizes e melhorar as que já existem?
Se você tem familiares com varizes precisa se preocupar ainda mais com sua prevenção. Além da tendência hereditária, alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou a piora do quadro de varizes. Um dos principais é a gravidez. Outro muito importante é o uso de anticoncepcionais.
1. Cuidar do peso. Pessoas obesas têm mais chances de desenvolver varizes e piorar as que já existem, tornando-as mais calibrosas [isto é, grossas].
2. Evite ficar por muito tempo na posição em pé ou sentada. Esse hábito também pode levar ao aparecimento de varizes. Nestas posições existe dificuldade para a circulação de retorno e é justamente quando as varizes aparecem. Em movimento, impulsionamos o sangue para cima, evitando seu aparecimento. Quando por motivos profissionais ou sociais for necessário ficar muito tempo parado, sentado ou em pé (no trabalho, em festas, em viagens longas), deve-se movimentar os pés, como se estivesse acelerando um carro. Este movimento do tornozelo, facilita o retorno venoso [o sangue sobe com mais facilidade, ao invés de ficar depositado nas pernas e formar as varizes].
3. Praticar exercícios físicos, sempre sob supervisão médica. Toda a atividade física é saudável, por aumentar a velocidade do fluxo sangüíneo nos vasos. Porém alguns exercícios, como levantamento de pesos em excesso, podem piorar as varizes já existentes e devem ser evitados. Os melhores são andar, correr, e nadar.

4. Evite expor o corpo a temperaturas altas por tempo prolongado, como em saunas, banhos quentes e sessões de bronzeamento. Essa atitude pode ser prejudicial a quem já tem varizes. E cuidado com o sol forte.
5. Repouse, sempre que possível, com as pernas elevadas, após um dia de atividades mais intensas. Quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue. Tente evitar o estresse, com atividades lúdicas, passeios, caminhadas e bom humor.
6. Use meias elásticas: elas são o principal meio preventivo. Agem desviando o sangue das veias superficiais, onde as varizes se formam, para as veias profundas, onde não existem varizes. As pessoas com tendência hereditária importante e as que por motivos profissionais ficam muito tempo em pé ou sentadas devem usar este tipo de meia.
7. Evitar o uso de salto alto: o salto alto faz com que a musculatura da perna fique permanentemente contraída, sem o movimento rítmico, o que dificulta a circulação venosa. O uso de salto alto em ocasiões especiais não chega a ser prejudicial, mas o seu uso rotineiro certamente é.
CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO.”

*** Detalhe adicional sobre a meia elástica (meia calça) comentada no item 6
O tipo de meia elástica ao qual o autor se refere é a meia de compressão, muito encontrada em farmácias. É bom lembrar também que as meias 7/8 (aquelas que apertam no meio da coxa) são contra-indicadas: ajudam a formar varizes, pois prejudicam bastante a circulação.

-
Eu apóio a Campanha “Para Mim Os Animais Importam”:

http://www.animalsmatter.org/

Ajude também! Cada voto conta! :D
– 

Varizes – Dicas Simples de Prevenção e Tratamento Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/epidemiology-public-health/1855205-varizes-dicas-simples-preven%C3%A7%C3%A3o-tratamento/

Categorias: Saúde

sobre o Autor

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*