Hora do banho: 6 dicas para facilitar para os pais e as crianças

Aprenda como tornar esse momento prazeroso e divertido!

A hora do banho pode ser um momento divertido e saudável, quando os pais podem aproveitar para criar um ambiente educativo e lúdico para que a criança se acostume com a rotina.

Além das atividades que podem ser feitas durante o banho, dependendo da idade e levando em consideração os marcos de desenvolvimento, os pais também poderão estabelecer acordos com a criança, para que ela escolha o que vestir, por exemplo, sapato ou tênis, conjunto ou vestido, jeans ou macacão e por aí vai.

Para entender melhor como tornar essa atividade rotineira mais fácil, leve e divertida para todos, separamos seis dicas para entreter os pequenos, para que eles possam se envolver nesse momento e aprender durante o banho.

bela dama com roupa branca em casa beija seu filho mae e bebe estao sentados no banheiro

Leve os brinquedos para o banho

Os melhores são aqueles de borracha que podem ficar na água. A criança pode ser acostumada desde pequena a levar os bichinhos para que possa brincar durante esse momento e não ficar entediada.

Conte histórias

Crianças amam histórias e você pode usar esse artifício como aliado. Além disso, as histórias estimulam a imaginação e são parte importante do desenvolvimento. Os pais podem usar os brinquedos do banho para criar aventuras e usar objetos fictícios para estimular a criatividade.

Ouvir músicas

Cantar músicas no chuveiro pode criar uma boa associação com a hora do banho, de modo que a criança vai relacionar o banho a um momento alegre, divertido e também de aprendizado.

Além disso, através da música, os pais podem ensinar as crianças sobre as partes do corpo, como deixá-las limpinhas e quais são os produtos para cada parte. Uma boa opção é deixar uma playlist pronta para esse momento.

Ler livros de banho

Por que não levar livros próprios para o banho e curtir o momento? Eles são ótimos para as duas opções: banheira ou ducha, principalmente para as que estão no período de alfabetização. Os pais podem ajudá-los a se familiarizar com as letras, os sons, números, formas, animais. Afinal, crianças amam aprender!

Estimule as pinturas

Você pode deixar as crianças brincarem com tinta guache para pintar o box ou azulejo durante o banho. O mais legal é que elas mesmas podem limpar a tinta no final, que sai facilmente com água.

Para os menores, que ainda não podem usar tinta guache, você pode optar pelo giz infantil, que apaga com água depois da brincadeira. Eles não apresentam compostos tóxicos e ajudam a liberar a criatividade.

Brincadeiras de afunda ou flutua

Essa brincadeira é fácil de fazer e você poderá deixá-la para o momento do banho, para incentivar a criança. Pegue diferentes tipos de brinquedos com materiais que podem molhar e uma vasilha para encher de água. Vá estimulando a criança para que ela adivinhe se vai flutuar ou afundar, de acordo com o tamanho e o peso.

E o pós-banho, como tornar mais agradável?

O momento do banho foi incrível e superdinâmico, com histórias, brincadeiras e risadas. Mas na hora de sair, a criança quer ficar. Como tornar o pós-banho mais agradável?

O primeiro passo é fazer um acordo com a criança e não voltar atrás no que for combinado. Pode ser um pouco difícil na primeira vez, mas as próximas serão tranquilas. Pode ser um acordo simples, como escolher a roupa ou brincar com o brinquedo que ela tanto queria.

A criança vai ficar mais tranquila e terá mais capacidade de contribuir se ela souber o que a espera e se tiver uma rotina melhor estabelecida no dia a dia. Por isso, procure seguir um ritual de cuidados, com os dias certos para lavar os cabelos e os horários determinados para o banho.

Além disso, vocês podem escolher uma atividade para fazer juntos depois do banho, como ler um livro, contar uma história, fazer um bolo, assistir a um filme, dar um passeio ou montar um quebra-cabeça. Tudo isso vai deixá-la mais empolgada a passar por todas as etapas.

Rolar para cima